exposicao

RESILIÊNCIA

Uma seleção de histórias premiadas no World Press Photo, salientam a resiliência e os desafios de mulheres, meninas e comunidades em todo o mundo. "Resiliência" reúne os melhores clicks de fotojornalistas entre os anos 2000 e 2021, em uma narrativa emocionante. 

Sexismo, violência de gênero, direitos reprodutivos e igualdade de gênero. Esses são os temas que o Instituto Artium de Cultura convida o público a refletir. As narrativas, contadas por meio de fotografias premiadas, revelaram de forma visual questões de gênero e sua evolução durante o início do século XXI, além de destacar como o fotojornalismo progrediu em sua forma de retratar mulheres e suas histórias. 

Mulheres em todo o mundo enfrentam desigualdades profundamente arraigadas, que as mantém sub-representadas em papéis políticos e econômicos. A violência contra as mulheres prevalece como uma grave ameaça global e um problema de segurança. 

A curadoria da exposição foi feita a partir das fotografias premiadas da World Press Photo - uma plataforma global, fundada em 1955, que conecta fotojornalistas, fotógrafos documentais e o público. Os concursos de exposição internacional se tornaram uma das competições mais prestigiadas do mundo, premiando os melhores profissionais da categoria. A World Press Photo Foundation é uma organização criativa, independente e sem fins lucrativos que apresenta a milhões de pessoas histórias que importam. Você pode saber mais clicando aqui

Entre as fotografias em cartaz está Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei, que documentou torcedoras proibidas de entrar em estádios de futebol de seu país. Arriscando serem presas, as torcedoras se disfarçam de homens para entrar nos estádios. O retrato Finding Freedom in the Water, da fotógrafa Anna Boyiazis, compartilha a história de alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e a realizar salvamentos, no Oceano Índico, na Praia de Muyuni, Zanzibar. Tradicionalmente, as meninas do Arquipélago de Zanzibar são dissuadidas de aprender a nadar, muito devido à falta de roupas de banho mais recatadas.

A exposição inclui ainda fotografias de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning, and Fulvio Bugani.

“Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças“ é uma exposição feita em parceria com a Fundação The World Press Photo e o Reino dos Países Baixos. A exposição é composta por retratos documentados por 17 fotógrafos de 13 nacionalidades diferentes.

APRESENTADO POR

Preíodo

De 14/10/2022 a 06/11/2022

Sessões