banner-site_MARIA-NEPOMUCENO (1)

SOBRE A EXPOSIÇÃO


Big Bang

O Sagrado Feminino


Big Bang ou Grande Expansão é o nome da teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Assim como o trabalho da artista Maria Nepomuceno para o Instituto Artium.

Como uma explosão cósmica que continua a se expandir por toda a arquitetura neoclássica do prédio em Higienópolis, nasce com toda a sua força em seu interior e expande-se organicamente até o jardim, onde se encontra com a natureza, levando toda a sua fertilidade artística em formas livres que dormem tranquilas no sereno das noites, para continuar seu caminho pela manhã.


Formas vulcânicas pulsam no interior da sala principal, como um organismo vivo, cheio de veias, capilares e artérias - que nos remetem não só ao nosso corpo, mas também ao universo e ao planeta - confirmando a teoria do Deus Grego Hermes de Trimegisto: "O que está embaixo é como o que está em cima, e o que está em cima é como o que está embaixo".


Formas infinitas e feitas em cordas recicladas pela artista dão luz a vários elementos e cores, provando que somos parte de um todo que está completamente interligado por uma força pulsante e que nos faz expandir - assim como o Cosmo - e ao espectador basta somente identificar-se ou ser absorvido completamente por bocas famintas e tentáculos que serpenteiam pelo espaço.


Vulvas, formas fálicas, corpos que se entrelaçam sem limites, livres assim como no ventre da mãe amada, cheio de fertilidade - mas também como um laboratório divino de onde nascem seres que se multiplicam no Universo criado por Maria.


Materiais já utilizados pela artista, e que são hoje sua marca registrada tais como a palha, contas, cabaças, cerâmica e madeira, se encontram de maneira harmoniosa. Formas livres que nos levam a pensar no corpo humano, na gestação e numa natureza abundante - como uma colmeia de abelhas em ebulição ou fungos que se proliferam por todos os lugares. Afinal, tudo é movimento. Assim como o Manifesto Canibalista de Francis Picabia, que no final questiona todos nossos valores estabelecidos pela sociedade e que nao valem NADA . Uma provocaçao.


Democrática, colorida e viva como o Carnaval , onde tudo e todos se misturam para festejar a carne, o corpo e a sexualidade pagã. Big Bang Boca nada mais é do que um reflexo da personalidade da artista que, além de carioca, cresceu neste cosmos tão brasileiro de Macunaima , alegre , cheio de diversidade e sem medo de nao se explicar.


Uma pitada surrealista não poderia faltar : colheres de madeira gigantes misturam todos esses elementos pelas mãos dos Deuses, alimentando e ao mesmo tempo transformando ao passar dos dias tudo que ali está - pois nada no trabalho dessa artista é permanente.


Danniel Rangel

 

SERVIÇO

DATAS E HORÁRIOS:

A partir de 27 de agosto 


Quarta a sexta das 12h às 18h 

Sábados e domingos das 10h às 18h 


ENDEREÇO

Rua Piauí, 874 - Higienópolis - São Paulo. 

INGRESSOS

Os ingressos devem ser reservados no link disponível no topo desta página. O tempo de visitação é de até uma hora e é necessária a apresentação do ingresso (digital ou impresso) na entrada do evento.

GALERIA DE FOTOS

ACESSE AQUI AS FICHAS TÉCNICAS DOS ESPETÁCULOS CONTEMPLADOS NA EXPOSIÇÃO 

EXPOSIÇÕES ENCERRADAS

Data de exibição: 10 de agosto a 24 de outubro de 2021

No momento exato em que se delineam os contornos de um mundo pós-pandêmico, em que a bagagem do passado-presente se faz sentir de forma mais nítida por conta das limitações impostas ao que se conhece como "normalidade" – é que se dá a ocupação desse espaço histórico, com uma amostra da produção atual de artistas que vivem e trabalham em São Paulo, e que dada a diversidade de suas linguagens, representam também as possibilidades, estímulos e potenciais criativos que esse contexto propicia.

Data de exibição: 11 de novembro de 2021 a 01 de maio de 2022

Obras híbridas que misturam cenografia, pintura e fotografia abrem inúmeras possibilidades para o público observar uma cidade, um bairro, um edifício ou um espaço cultural de outras formas. Esse é o mote do trabalho de Felice Varini, artista suíço radicado em Paris, que expõe sua primeira individual no Brasil ocupando os espaços do Instituto Artium, com curadoria do francês Franck Marlot.

Data de exibição: 1 de junho de 2022 a 19 de outubro de 2023

A exposição Jairo & João - O Teatro na Fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas ocupou o Instituto Artium em 2022 com fotografias que ajudam a contar a história da cena teatral paulistana. O público pôde conferir de perto várias imagens exclusivas de espetáculos teatrais realizados pelo Brasil desde 2004. Entre os vários atores e atrizes fotografados apareciam Marília Pêra, Laura Cardoso, Eva Wilma, Wagner Moura, Francisco Cuoco, Cleto Baccic, Ingrid Guimarães, Celso Frateschi, Maria Fernanda Cândido, Reynaldo Gianecchini e Gabriela Duarte. / Acessibilidade: Sinalização em Braille.

Data de exibição: 1 de junho de 2023 a 13 de agosto de 2023

A mostra apresentou trabalhos inéditos, concebidos especialmente para esta exposição e ocupa todos os salões e o jardim do Instituto Artium com obras que dialogam entre si e com o espaço de arquitetura neoclássica, estabelecendo um contraste de diálogos.