ARTIUM RECITAL
Fazemos música desde o início da nossa espécie. Há anos, o ser humano vem se expressando por meio dela, seja acompanhada de dança, vozes, instrumentos ou pelo simples bater de objetos. As combinações de sons, que hoje entendemos como produção musical, é base para o surgimento de inúmeras civilizações e fator que aproxima pessoas no convívio em sociedade.
A exposição à prática musical tem feito da música uma grande aliada da educação, trazendo valor para a sociedade, desenvolvendo a criatividade e impactando a comunidade com cidadãos mais completos.
O Instituto Artium de Cultura traz um projeto abrangente, com uma série de concertos de música de câmara. Eles ocupam espaços alternativos, e vão ao encontro do público, levando crescimento ao gênero e o contato refinado com a música erudita.
A ópera, como conhecemos hoje, foi resultado de experimentos realizados no século dezesseis (XVI), por um grupo de intelectuais conhecido como Camerata de' Bardi. Essa busca por entretenimento que unia música, teatro e dança desempenhou um papel fundamental para consolidar a música vocal, transformando textos em apresentações musicalizadas.
"Dafne", apresentada durante o Carnevale Florentino em 1598, é uma das primeiras óperas da história. Com música composta por Jacopo Peri e texto escrito por Ottavio Rinuccini, a obra estabeleceu um alicerce para o desenvolvimento desse gênero musical.
Gradualmente as óperas saíram do ambiente de nobreza e se popularizaram pela europa, onde foi a principal forma de entretenimento durante vários séculos seguintes.
A nossa programação busca contribuir para a sociedade, fornecendo apresentações musicais e ações educativas, tornando o Instituto Artium um centro de referência para o entretenimento musical. O Palacete Stahl será palco para diversos concertos, com repertórios curados e dedicados à música de câmara, com atmosfera íntima e relação próxima entre a plateia e os artistas.
Acompanhe a nossa programação: